ARQUIVO PESSOAL DO POETA

Reportagem publicada no caderno regional do Jornal Diário do Nordeste
Fortaleza, Ceará - Sábado 24 de julho de 1999



Poeta popular retoma cantorias no Cariri
Pedro Bandeira participou dos maiores eventos folclóricos do Nordeste. Em casa, o poeta coleciona uma centenas de troféus. ‘‘Este é o meu maior patrimônio’’, afirma o repentista
O poeta Pedro Bandeira está de volta ao Cariri. Depois de um enfarte, que o obrigou a submeter-se a uma cirurgia de angioplastia, o poeta retoma a caminhada lírica que foi iniciada na década de 50, no município paraibano de São José de Piranhas, onde nasceu no dia 1 de maio de 1938. Hoje, com 61 anos de idade, formado em Letras e Direito e bem-sucedido do ponto de vista financeiro, Pedro Bandeira recorda, com saudade do burro “Estrela”, que lhe serviu de montaria, nas estradas poeirentas do sertão paraibano. Com a viola nas costas, Pedro Bandeira furou o mundo, cantando a seca, o inverno, os pássaros, os animais , o homem nordestino.
A chamado do padre Cícero, veio para Juazeiro, onde reside até hoje. Durante cerca de 20 anos fez o programa Violas e Violeiros na Rádio Educadora do Cariri. Ao lado de Luiz Gonzaga e padre João Câncio, participou do projeto de criação da Missa do Vaqueiro, no distrito de Laje. Faz parte do ciclo do jumento, liderado por padre Antônio Vieira, Patativa do Assaré, Zé Clementino e Luiz Gonzaga.
São 44 anos de viola nas costas. Pedro Bandeira percorreu “meio mundo”. Nos primeiros anos, no lombo do burro Estrela, debaixo do sol quente da Paraíba, ou atravessando o lamaçal dos invernos rigorosos. No caminho das feiras das pequenas cidades, das festas de padroeiros e das renovações nos sítios, Pedro Bandeira se embriagava com a paisagem do sertão rústico e, ao mesmo tempo, aconchegante. Dormiu nos alpendres das casas grandes, acalentado pelo chocalho do gado e acordado com o canto dos passarinhos e o leite mugido bebido na porteira do curral.
Nesta peregrinação telúrica, forjou a sua personalidade sertaneja com o fogo do sol quente do sertão, temperado com o frio da madrugada do mês de maio. Cantou em festas de casamentos, batizados e outros eventos. No meio da rua e na bodega da esquina. Não importava.
Ao chegar ao Cariri, descobriu um novo mundo, o paraíso dos seus sonhos, a terra prometida por Padre Cícero, que o acompanhou desde o início. Armou a sua antena poética em Juazeiro, na sombra da estátua do “Meu Padim”. Daí prá frente foi uma mão na roda. O burro “estrela” foi substituído por um fusca.
Foi eleito vereador. Hospedou-se nos melhores hotéis do Brasil. Familiarizou-se com o avião. Era demais para um poeta que saiu de casa, sem rumo, no caminho da venta, à procura de um desafio. O “matuto do pé rachado”, como ele se auto-define, conquistou o Brasil.
Juazeiro é o santuário do Nordeste, o ponto de encontro de nordestinos sofridos que, a exemplo de Pedro, acreditam nos milagres do Padre Cícero. Projetou o seu nome como um dos maiores repentistas do Brasil. Participou dos maiores eventos folclóricos do Nordeste. Em casa, o poeta coleciona uma centenas de troféus. ‘‘Este é o meu maior patrimônio’’, diz Pedro Bandeira.
Mesmo doente, não sossega. É difícil ficar em casa parado, ou exercer outra atividade, vendo a viola em silêncio dentro do guarda-roupa. Ela foi feita para quebrar o silêncio da noite no açoite do vento que leva para longe a sinfonia nordestina do amor. Pedro é a voz do matuto explorado que chora suas mágoas e extravasa as suas alegrias nas cordas de uma viola.
Neto de violeiro, Pedro Bandeira nasceu com a poesia no sangue. Todos os seus irmãos são poetas, escritores e advogados. Daudeth é um conceituado advogado na Paraíba, mas continua participando de cantorias. Já João e Chico são violeiros profissionais. O mundo de Pedro Bandeira é poético, ele não pode fugir desse lirismo que o cerca. A viola é, na verdade, a sua eterna companheira.

Antônio Vicelmo



-----------------------------------------



Artista Pedro Bandeira recebe na AL título de Cidadão Cearense
14.05.2007

A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará realizou na tarde desta segunda-feira (14/05), no Plenário 13 de Maio, sessão solene de entrega do título de Cidadão Cearense ao artista popular Pedro Bandeira Pereira de Caldas. O poeta, que nasceu no município de São José de Piranhas, na Paraíba, já editou mais de mil folhetos, tem 12 livros publicados e oito discos gravados, além de ter sido referência em mais de 100 livros. A autora do projeto de lei que conferiu a entrega do título foi a deputada Ana Paula Cruz (PMDB).A parlamentar destacou a importância da homenagem e ressaltou que o mais novo cidadão cearense é responsável não só por manter viva a cultura popular nordestina, mas também por divulgá-la nos mais diversos lugares do Brasil e do mundo. “No seu peregrinar de cigano, de cidade em cidade, Pedro Bandeira planta sorrisos e semeia alegrias em todo o território nacional”, disse.Segundo Ana Paula, ao cantar e escrever, o homenageado contribui para preservar a identidade do povo cearense. “A cultura popular deve ser transmitida através de gerações, a fim de que não percamos a condição de um só povo”, enfatizou.“É impossível dizer o que mais se admira nele, se é a versatilidade dos temas cantados, se é a variedade dos estilos, se a genialidade da sua criatividade ou os motivos de inspiração dos seus poemas”, destacou a deputada. De acordo com ela, quem já ouviu as cantorias de Pedro Bandeira, guarda na memória sua carreira como um dos maiores poetas populares do nordeste brasileiro, “que levou multidões ao delírio com suas rimas, ritmos e melodias”, concluiu a parlamentar.Pedro Bandeira agradeceu a homenagem através de versos improvisados dirigidos à deputada Ana Paula, e afirmou que, para ele, foi muito fácil percorrer o Brasil e o mundo para divulgar o Ceará por meio do seu trabalho. “Apresentei a nossa terra da luz, mostrei as suas praias e os seus sertões, cantei para o Papa João Paulo II e também para presidentes de muitos países. Fico honrado com tudo isso e posso ser chamado de mais um ‘cabeça chata’ que deve cantar cada vez mais, escrever cada vez mais e divulgar cada vez mais o Ceará, pois amo essa terra do litoral aos sertões, do Aracati ao Piauí”, externou o homenageado. O ex-governador do Estado, Adauto Bezerra, parabenizou a iniciativa da deputada Ana Paula Cruz e afirmou que Pedro Bandeira merece mais do que qualquer outro a homenagem da Assembléia. “Essa Casa que eu vi nascer, agora se transforma na grande maternidade para receber seu filho ilustre. Pedro, seja bem-vindo, você é nosso irmão”, finalizou.O ex-deputado e ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Carlos Cruz, parabenizou a Casa pela iniciativa da solenidade e elogiou o homenageado, destacando que Pedro Bandeira, “de forma humilde, saiu da terra do Padre Cícero e representou o nosso Estado por todo o País e pelo mundo”.RB
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Socialcomunicacao@al.ce.gov.br
------------------------------------------------
VIOLEIRO E REPENTISTA PEDRO BANDEIRA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO NATALENSE
26-06-2009
A CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL REALIZOU , NESTA MANHÃ , A PARTIR DAS 11 HORAS , A SESSÃO SOLENE DE ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADÃO NATALENSE AO POETA E REPENTISTA PEDRO BANDEIRA.
A HOMENAGEM É UMA INICIATIVA DO VEREADOR AQUINO NETO (PV) COM APROVAÇÃO ,UNÂNIME DOS VEREADORES ,INTEGRANTES DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL.
A MESA DIRETORA DOS TRABALHOS FOI PRESIDIDA PELO AUTOR DA PROPOSITURA DA HOMENAGEM , O VEREADOR AQUINO NETO.
PRESENTES À SOLENIDADE , OS VEREADORES CHAGAS CATARINO, GEORGE CÂMARA , RANIERE BARBOSA , ADÃO ERIDAN, HERÁCLITO NOÉ , JÚLIA ARRUDA , HERMANO MORAIS, DENTRE OUTRAS AUTORIDADES E PERSONALIDADES DOS SEGUIMENTOS POLÍTICO E SÓCIO-CULTURAIS DE NATAL; O POETA JOSÉ LUCAS DE BARROS , PRESIDENTE DA ACADEMIS DE TROVAS E DA ASSOCIAÇÃO DE POETAS POULARES DO RIO GRANDE DO NORTE , DRª ZELMA BEZERRA , PRESIDENTE DA ACADEMIA FEMININA DE LETRAS, JUIZ DE DIREITO DR. JOSÉ CORDEIRO, REPRESENTANDO A MAGISTRATURA ESTADUAL, GUARDA MARINHA PAULA LIRA , REPRESENTANTE DO 3º DISTRITO NAVAL , JORNALISTA RODRIGUES NETO , VICE-PRESIDENTE DA CAPITANIA DAS ARTES REPRESENTOU A PRFEITA MICARLA DE SOUZA , SEVERINO VICENTE REPRESENTANTE DA GOVERNADORA WILMA DE FARIA, ALÉM DE POETAS, VIOLEIROS , JORNALISTAS , AMIGOS E ADMIRADORESDO POETA POPULAR PEDRO BANDEIRA.
O VEREADOR HERÁCLITO NOÉ , CONTERRÂNEO DO HOMENAGEADO ASSUMIU A PRESIDENCIA DOS TRABALHOS E ASSIM PROPORCIONOU AO VEREADOR AQUINO NETO AUTOR DA PROPOSIÇÃO ASSUMIR A TRIBUNA E FAZER UM RELATO EMOCIONADO SOBRE A VASTA E RICA BIOGRAFIA DE PEDRO BANDEIRA.
DISSE AQUINO NETO : PEDRO BANDEIRA , TEM 71 ANOS , COMPLETADOS NO ÚLTIMO DIA 1º DE MAIO , É PARAIBANO, DA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS , MAS RADICADO HÁ MUITOS ANOS NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE , NO ESTADO DO CEARÁ.
ALÉM DE POETA, REPENTISTA, VIOLEIRO , ESCRITOR, PROFESSOR RADIALISTA E EX-VEREADOR PEDRO BANDEIRA É ADVOGADO, LICENCIADO EM LETRAS E TEÓLOGO.
FOI O PRIMEIRO VIOLEIRO REPENTISTA DO BRASIL A ATRAVESSAR O ATLÂNTICO PARA REALIZAR CANTORIAS EM VÁRIOS PAÍSES DA EUROPA, COM DESTAQUE PARA PORTUGAL , AO LADO DO TAMBÉM REPENTISTA GERALDO AMÂNCIO.
ELE JÁ EDITOU MAIS DE MIL FOLHETOS , PUBLICOU 12 LIVROS ,20 DISCOS GRAVADOS, PARTICIPAÇÃO EM MAIS DE 500 DISCOS DE OUTROS VIOLEIROS E REPENTISTAS , ALÉM DE DIVERSOS DIPLOMAS, MEDALHAS E TROFÉUS EM FESTIVAIS REALIZADOS EM TODO O PAÍS; DENTRE ELES O DE PRÍNCIPE DOS POETAS POPULARES DO NORDESTE.
O POETA É CITADO EM MAIS DE CEM LIVROS SOBRE CULTURA POPULAR , EM RECONHECIMENTO AO SEU TRABALHO COM CORDEL E REPENTE.
O FOLCLORISTA , CÂMARA CASCUDO, CONSIDERAVA O POETA PEDRO BANDEIRA , COMO UM DOS MAIORES EXPOENTES DA ARTE POPULAR NO BRASIL.
EM SEGUIDA , O VEREADOR AQUINO NETO AO LADO DA SUA ESPOSA CATARINA DUARTE FIZERAM A ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADÃO NATALENSE AO POETA PEDRO BANDEIRA.
FINALIZANDO A SESSÃO SOLENE FALOU AOS PRESENTES O HOMENAGEADO O POETA PEDRO BANDEIRA, O MATUTO DO PÉ RACHADO, COMO GOSTA DE SER CHAMADO.
PEDRO , AGORA CIDADÃO NATALENSE, SAUDOU A NOSSA CAPITAL COMO A CIDADE MAIS POETIZADA E MAIS POÉTICA DO MUNDO.
E REVELOU ,QUE NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS , TEM SE DEDICADO MAIS A ESTUDAR E DEFENDER A NATUREZA E A PALAVRA DE DEUS.
AO FINAL , PEDRO BANDEIRA , CONFESSOU QUE DENTRE TANTOS TÍTULOS DE CIDADÃO HONORÍFICO QUE RECEBEU EM VÁRIAS CIDADES DO BRASIL ; O DE CIDADÃO NATALENSE , QUE ACABOU DE RECEBER., É O QUE MAIS O PROJETOU E O EMOCIONOU.
FOTOS: MAURÍLIO AMÉRICO
TEXTO: JOSÉ EUDO
EQUIPE: SATÉLITE FM